Espírito Alma Corpo e suas diferenças

Espírito Alma Corpo e suas diferenças

Existem algumas passagens na Bíblia onde o espírito, a alma e o corpo são mencionados:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23).

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 )”

Significado do espírito, alma e corpo

Mas o que exatamente significa corpo, alma e espírito? Não parece muito difícil distinguir o corpo da alma e do espírito. O corpo é físico e com os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) ele se conecta e interage com o mundo exterior. A alma e o espírito são muito mais difíceis de separar um do outro.

“Muitos cristãos defendem a opinião de que a alma é a parte de nós que encobre nossa vontade, afeições e pensamentos. A alma é a parte de nós que se conecta com nossos semelhantes. O espírito é a parte que se conecta a Deus e cobre assuntos como fé, confiança, adoração e assim por diante. O espírito é visto como a parte mais íntima do nosso ser. É envolvido por nossa alma, que por sua vez é envolvida por nosso corpo. O espírito então é a parte que precisa de regeneração na pessoa que não conhece a Deus.”

Não é fácil identificar

No entanto, um exame mais atento da maneira como as palavras alma e espírito são usadas nas Escrituras, revela que não é fácil identificar seu significado exato. Às vezes, a palavra ‘alma’ se refere à parte do ser humano que viverá na eternidade como em Mateus 10:28: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. E no Grande Mandamento, somos ensinados a “amar a Deus com toda a nossa alma” (Mateus 22:37). A palavra espírito não é mencionada nesses versículos; ainda assim, eles se dirigem ao nosso relacionamento com Deus, não com outros homens.

 

“Parece que Deus não achou importante nos dar uma definição específica das duas palavras. Embora seja feita uma distinção entre espírito e alma em 1 Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12, não se torna exatamente claro o que a distinção implica.”

A coisa mais importante que precisamos lembrar é que a parte de nós que é referida como alma ou espírito precisa de regeneração pelo Espírito de Deus.

Sem a obra do Espírito em nós, estamos mortos e incapazes de conhecer a Deus e incapazes de entender sua palavra.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *